Saldo em liquidação é o valor dos seus investimentos que foram vendidos, mas o dinheiro correspondente a essa venda ainda não entrou na sua conta, por isso ainda não aparece em caixa. 

Isso é normal e ocorre porque os investimentos possuem alguns dias de prazo de pagamento. Esse prazo é conhecido como "prazo de liquidação".

Ou seja, saldo em liquidação é o dinheiro de uma venda, que já é seu, mas ainda não caiu na sua conta da corretora. 

No Tesouro Direto, o dinheiro fica em liquidação por apenas 1 dia útil, enquanto as posições em ações ficam 3 dias úteis em liquidação. A B3 (antiga Bovespa) está com planos de reduzir, nos próximos meses, o prazo de liquidação para apenas 2 dias úteis. 

Falamos sobre isso nesse vídeo curtinho, de apenas 1 minuto!

Quando ocorre?

Nos ETFs, o seu dinheiro só fica em liquidação quando fazemos a venda dos ativos. Porém, no Tesouro Direto há outras situações. O seu dinheiro pode ficar em liquidação quando ocorre a venda de um título, um vencimento, ou um pagamento de juros. 

O saldo em liquidação será exatamente o valor da parte vendida ou vencida ou dos juros pagos. 

Liquidação prolongada

Em alguns casos, os títulos do Tesouro Direto podem ficar em liquidação por alguns dias a mais que o normal. Isso geralmente ocorre quando o título vence no primeiro dia útil do ano. Ele entra em liquidação no último dia útil do ano anterior e o dinheiro só aparece alguns dias depois. 

Quando isso ocorre, o título "some" da sua carteira no último dia de um ano e o dinheiro só aparece na sua conta no primeiro dia útil do ano seguinte. Demora um pouco por causa dos feriados.

Isso é absolutamente normal, acontece em todas as corretoras e não é motivo para preocupação. Para que você possa "enxergar" o dinheiro que está liquidando e acompanhar esse processo, passamos a mostrar o saldo em liquidação na carteira inteligente.

-----

Essa resposta foi útil? Resolveu sua dúvida? Se sim, por favor, avalie positivamente abaixo. Se não, deixe sua avaliação negativa para que a gente venha melhorar esse texto. Obrigada!

Encontrou sua resposta?