Saldo em liquidação é o valor dos seus investimentos que foram vendidos, mas o dinheiro correspondente a essa venda ainda não entrou na sua conta, por isso ainda não aparece em caixa.
Isso é normal e ocorre porque os investimentos possuem alguns dias de prazo de pagamento. Esse prazo é conhecido como "prazo de liquidação".
Ou seja, saldo em liquidação é o dinheiro de uma venda, que já é seu, mas ainda não caiu na sua conta da corretora.
No Tesouro Direto, o dinheiro fica em liquidação por apenas 1 dia útil, enquanto as posições em ações ficam 3 dias úteis em liquidação. A B3 (antiga Bovespa) está com planos de reduzir, nos próximos meses, o prazo de liquidação para apenas 2 dias úteis.
Falamos sobre isso nesse vídeo curtinho, de apenas 1 minuto!
Quando ocorre?
Nos ETFs, o seu dinheiro só fica em liquidação quando fazemos a venda dos ativos. Porém, no Tesouro Direto há outras situações. O seu dinheiro pode ficar em liquidação quando ocorre a venda de um título, um vencimento, ou um pagamento de juros.
O saldo em liquidação será exatamente o valor da parte vendida ou vencida ou dos juros pagos.
Liquidação prolongada
Em alguns casos, os títulos do Tesouro Direto podem ficar em liquidação por alguns dias a mais que o normal. Isso geralmente ocorre quando o título vence no primeiro dia útil do ano. Ele entra em liquidação no último dia útil do ano anterior e o dinheiro só aparece alguns dias depois.
Quando isso ocorre, o título "some" da sua carteira no último dia de um ano e o dinheiro só aparece na sua conta no primeiro dia útil do ano seguinte. Demora um pouco por causa dos feriados.
Isso é absolutamente normal, acontece em todas as corretoras e não é motivo para preocupação. Para que você possa "enxergar" o dinheiro que está liquidando e acompanhar esse processo, passamos a mostrar o saldo em liquidação na carteira inteligente.
-----
Essa resposta foi útil? Resolveu sua dúvida? Se sim, por favor, avalie positivamente abaixo. Se não, deixe sua avaliação negativa para que a gente venha melhorar esse texto. Obrigada!