Se precisar de uma ajudinha para lembrar o que é um ETF, temos um artigo excelente em nosso blog para isso: ETF: o que é e como funciona?

Agora, vamos ao que interessa; como calcular o quanto você tem em Reais nos seus ativos de renda variável. 

Como os ETFs são negociados na bolsa de valores, o preço unitário (cotação) varia ao longo do dia. Isso ocorre porque diversos investidores estão comprando e vendendo uns dos outros durante o dia. A cada novo negócio, o preço é atualizado. 

Porém, no fim do dia, quando se encerram as negociações e o mercado fecha, a B3 (antiga Bovespa) divulga um preço de fechamento do dia. Esse é o preço que utilizamos para atualizar a sua posição ou saldo detidos em ETFs. 

A posição ou saldo é sempre o resultado de uma multiplicação entre: (1) a quantidade de ETFs de cada tipo que você possui; e (2) o preço unitário daquele ETF no fechamento do dia.

É por isso que só atualizamos a sua posição no fim do dia, ou no início do dia seguinte. Ao consultar no aplicativo o seu saldo, é importante sempre observar a data-base, ou seja, a data à qual as informações dizem respeito.

Se quiser, você também pode conferir o preço de fechamento dos ETFs online. Os ETFs que utilizamos são o PIBB (Bolsa Brasil) e o IVVB (Bolsa EUA). Veja onde consultar a cotação de fechamento:

Dúvidas relacionadas:

-----

Essa resposta foi útil? Resolveu sua dúvida? Se sim, por favor, avalie positivamente abaixo. Se não, deixe sua avaliação negativa para que a gente venha melhorar esse texto. Obrigado!

Encontrou sua resposta?