Pode parecer surpreendente, mas a maioria das corretoras (talvez todas?) não calcula a posição que cada cliente possui no Tesouro Direto. Essa informação é calculada pela B3 e o resultado já pronto é enviado às corretoras pelo SINACOR - Sistema Integrado de Administração de Corretoras. A corretora simplesmente repassa a informação.

Aqui, nós calculamos toda a sua posição de novo, e podemos usar esse resultado para conferir o que vem da corretora. 

Para a posição em Tesouro Direto, usamos a metodologia oficial conforme documentação do Tesouro Nacional, com atenção inclusive aos pontos de arredondamento ou truncagem das casas decimais. Revisamos extensamente essas contas em 2018.

A posição ou saldo é sempre o resultado de uma multiplicação entre: (1) a quantidade de títulos que você possui; e (2) o preço unitário do título, conhecido como PU.

Porém, o Tesouro Nacional divulga oficialmente vários PUs para o mesmo título (PU Compra, PU Venda, PU Base), e alguns desses PUs são atualizados até 3 vezes no mesmo dia.

Para calcular a sua posição em Tesouro Direto, nós usamos como série diária o PU de Venda e atualizamos apenas 1 vez por dia, com o PU Venda Manhã do dia.

Portanto, o valor da sua posição (saldo que você possui naquele título), é resultado da quantidade que você possui multiplicada pelo PU Venda Manhã do dia em questão. 

Se quiser, você pode conferir o PU Venda Manhã e o cálculo da sua posição. Basta baixar a tabela de PU dos títulos no site do Tesouro: https://sisweb.tesouro.gov.br/apex/f?p=2031:2:0:

Dúvidas relacionadas:

-----

Essa resposta foi útil? Resolveu sua dúvida? Se sim, por favor, avalie positivamente abaixo. Se não, deixe sua avaliação negativa para que a gente venha melhorar esse texto. Obrigado!

Encontrou sua resposta?