A carteira inteligente é composta por títulos públicos via Tesouro Direto e ações das bolsas brasileira e americanas, via ETFs. Ao preencher a declaração anual do Imposto de Renda, você declara de forma diferente esses dois tipos de ativos.

A parte de renda variável poderia ser difícil, mas nós facilitamos para você. Leia abaixo para entender.

Quem prepara seu Informe de Rendimentos?

Para preparar sua Declaração Anual de IR, você vai precisar de alguns documentos com informações oficiais. A Vérios não possui obrigação de preparar nenhum documento para o Imposto de Renda. A corretora de valores é a instituição financeira obrigada a disponibilizar esses documentos, que são: 

  • Informe de Rendimentos sobre os investimentos em renda fixa, como Tesouro Direto, e também o saldo da sua conta; e
  • Notas de corretagem para todas as suas transações (compra ou venda) com renda variável, como ações ou ETFs.

Com o Informe de Rendimentos, a declaração do Tesouro Direto é muito fácil, basta copiar os números e colar nos locais corretos da declaração. Nós preparamos um tutorial detalhado ensinando você a fazer isso, esse tutorial está disponível na carteira inteligente, na aba CONFIGURAÇÕES.

Já com os ETFs, a coisa normalmente é complicada. É responsabilidade do investidor fazer as contas e calcular os números certos para a declaração. Para ajudar, existem ferramentas chamadas "Calculadoras de Imposto de Renda", mas o seu custo costuma ser elevado.

Veja como obter o seu Informe de Rendimentos e demais documentos oficiais no site da corretora.

Existe Informe de Rendimentos da Vérios?

Oficialmente, não. Porém, a gente sabe que você não quer perder tempo e dinheiro fazendo essas contas, nem contratando Calculadoras de IR. Por isso, para facilitar, nós calculamos a parte dos ETFs e reunimos em um só lugar, dentro da carteira inteligente, as informações de renda fixa, renda variável, e os tutoriais passo a passo para preenchimento do programa da Receita Federal.

Esse serviço é oferecido gratuitamente, sem nenhum custo adicional. Dentro do sistema da carteira inteligente, você encontra:

  • Informe de Rendimentos produzido pela Corretora (Tesouro Direto)
  • Tutorial para declaração do Tesouro Direto, produzido pela Vérios
  • Relatório e tutorial (2 em 1) para declarar renda variável, produzido pela Vérios

Esses documentos ficam dentro da aba CONFIGURAÇÕES.

Quando ficam disponíveis?

O Informe de Rendimentos da parte de renda fixa (Tesouro Direto) fica disponível no site da corretora, a partir do prazo estabelecido pela Receita Federal. Normalmente, disponibilizamos uma cópia dentro do nosso sistema, mas para o IRPF 2019 a Rico está com dificuldades de nos entregar as cópias dos Informes. Por isso, criamos uma página explicando como baixar esse Informe de Rendimentos da renda fixa diretamente no site da Rico.

O Tutorial de Tesouro Direto pode ser baixado aqui e também está junto com o Relatório + Tutorial de renda variável, disponível dentro do sistema da carteira inteligente, na aba CONFIGURAÇÕES

Se houver alguma dificuldade para acessar os arquivos na aba CONFIGURAÇÕES, isso pode ser causado porque você não está vendo a versão mais atual do sistema. Por favor, tente acessar por uma guia de navegação anônima.

Quem está obrigado a declarar o Imposto de Renda?

Preparamos um artigo do FAQ especificamente sobre esse tópico. Veja aqui os critérios de obrigatoriedade para a Declaração de Ajuste Anual do IRPF.

Porque a Vérios não publica os tutoriais na mesma data da Rico?

Todos ano, nós precisamos esperar os Informes da corretora serem liberados; para depois conferir com os nossos cálculos, preparar os tutoriais e atualizar nosso sistema. Por isso, os nossos documentos demoraram um pouco mais que o Informe de Rendimentos.

Ainda assim, conseguimos liberar todas as informações com mais de 40 dias de folga até o término do prazo para você enviar sua declaração. 

Quero declarar logo nos primeiro dias, eu preciso esperar a Vérios disponibilizar os relatórios?

Não. Se quiser enviar sua Declaração de Imposto de Renda nos primeiros dias, você pode pegar o Informe de Rendimentos diretamente no site da corretora e declarar. 

Caso você precise declarar seus investimentos em ETFs, você precisa baixar no site da corretora as notas de corretagem. Nesse caso, é recomendável contratar uma Calculadora de Imposto de Renda para não errar nos cálculos.

Quem deve esperar o Relatório de ETFs para declarar?

Os Amigos do Ueslei que tiveram qualquer compra, venda ou posição em ETFs em qualquer data ao longo de 2018 e preferem não usar uma Calculadora de Imposto de Renda, podem aguardar a liberação do relatório da Vérios com as informações já calculadas e prontas para declarar. 

...

Se você comprou, vendou ou teve posições em outros investimentos de renda variável (ações, ETFs, fundos imobiliários, etc) ao longo de 2018, o nosso relatório de ETFs não será útil para você. 

Nosso relatório é preparado considerando apenas os ativos que estão sob gestão da Vérios. Se você fez investimentos de renda variável por conta própria, precisa apurar e declarar seu imposto de renda por conta própria. Sugerimos o uso de uma Calculadora de Imposto de Renda e/ou recorrer a um profissional especializado. 

Se você ainda tiver dúvidas de como funciona a tributação da carteira inteligente, é só ver o vídeo abaixo:

Dúvidas?

Manda uma mensagem pra gente no chat aqui ao lado ou um e-mail para falacomigo@verios.com.br 

Até mais!

Encontrou sua resposta?