A carteira inteligente é composta por títulos públicos via Tesouro Direto e ações das bolsas brasileira e americanas, via ETFs. Ao preencher a declaração anual do Imposto de Renda, você declara de forma diferente esses dois tipos de ativos.

A parte de renda variável poderia ser difícil, mas nós facilitamos para você. Leia abaixo para entender.

Quem prepara seu Informe de Rendimentos?

Para preparar sua Declaração Anual de IR, você vai precisar de alguns documentos com informações oficiais. A corretora de valores é obrigada a disponibilizar esses documentos, que são: 

  • Informe de Rendimentos sobre os investimentos em renda fixa, como Tesouro Direto, e também o saldo da sua conta; e
  • Notas de corretagem para todas as suas transações (compra ou venda) com renda variável, como ações ou ETFs.

Com o Informe de Rendimentos, a declaração é muito fácil, basta copiar os números e colar nos locais corretos da declaração (nós preparamos um tutorial detalhado ensinando você a fazer isso).

Já com os ETFs, a coisa normalmente é complicada. É responsabilidade do investidor fazer as contas e calcular os números certos para a declaração.

Existe Informe de Rendimentos da Vérios?

Oficialmente, não. Porém, a gente sabe que você não quer perder tempo e dinheiro fazendo essas contas. Por isso, para facilitar, nós calculamos a parte dos ETFs e reunimos em um só lugar, dentro da carteira inteligente, as informações de renda fixa, renda variável, e os tutoriais passo a passo para preenchimento do programa da Receita Federal.

Esse serviço é oferecido gratuitamente, sem nenhum custo adicional. Dentro do sistema da carteira inteligente, você encontra:

  • Informe de Rendimentos produzido pela Corretora (Tesouro Direto)
  • Tutorial para declaração do Tesouro Direto, produzido pela Vérios
  • Relatório e tutorial (2 em 1) para declarar renda variável, produzido pela Vérios

Esses documentos ficam dentro da aba CONFIGURAÇÕES.

Quando ficam disponíveis?

O Informe de Rendimento e o Tutorial de Tesouro Direto já estão disponíveis. 

O Relatório e o Tutorial de renda variável estarão disponíveis a até o dia 19/03/2018. 

Nós precisamos esperar os da corretora serem liberados; para depois conferir com os nossos cálculos, preparar os tutoriais e atualizar nosso sistema. Por isso, demoram algumas semanas a mais que o Informe de Rendimentos da renda fixa.

Estamos trabalhando para liberar todas as informações com mais de 40 dias de folga até o término do prazo para você enviar sua declaração.

Quem precisa esperar o Relatório de ETFs para declarar?

Os Amigos do Ueslei que tiveram qualquer compra, venda ou posição em ETFs em qualquer data ao longo de 2017 precisam dessas informações para declarar.

Mais detalhes você encontra no artigo Como declarar seus investimentos com a Vérios no Imposto de Renda 2018.

...

Se você comprou, vendou ou teve posições em outros investimentos de renda variável (ações, ETFs, fundos imobiliários, etc) ao longo de 2017, o nosso relatório não será útil para você. 

Nosso relatório é preparado considerando apenas os ativos que estão sob gestão da Vérios. Se você fez investimentos de renda variável por conta própria, precisa apurar e declarar seu imposto de renda por conta própria. Sugerimos o uso de uma Calculadora de Imposto de Renda e/ou recorrer a um profissional especializado. 

Se você ainda tiver dúvidas de como funciona a tributação da carteira inteligente, é só ver o vídeo abaixo:

Encontrou sua resposta?